terça-feira, 20 de setembro de 2011

Próximo final de semana terá Exposição Nacional de Orquídeas

 
 
Orquídeas chegam ‘juntinho’ com a primavera
Espécies raríssimas podem ser vistas no SESI Sorocaba
A estação das flores, que começa na próxima sexta-feira (23), terá um evento representativo à altura. Afinal, a partir do dia 23 de setembro até o dia 25 acontecerá a 39ª Exposição Nacional de Orquídeas – promovida pelo Círculo Orquidófilo Sorocabano. O evento é gratuito e acontecerá no SESI de Sorocaba. Na sexta-feira, das 20h às 22h e no sábado, das 9h às 20h e no domingo, das 9h às 18h.
As pessoas, que apreciam essas maravilhas, poderão ver de pertinho uma variedade de exemplares de orquídeas. De acordo com o presidente do círculo, Carlos Luz, no espaço estarão presentes 40 cidades convidadas e mais de 1.000 plantas.
Ainda de acordo com o presidente, a expectativa com relação ao público é das melhores, pois espera-se mais de 5 mil pessoas durante os três dias do evento. “A satisfação em poder realizar mais uma exposição, sem interromper a sequência dos 39 anos anteriores e ver o quanto o COS é importante no contexto nacional é enorme”, comemora Luz.
De propriedade de colecionadores, as plantas apresentadas poderão ser julgadas em cinco categorias (Espécies, híbridos, exóticas, botânicas e avançadas) pela CAOB - Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil.
Na sexta-feira, das 9h às 19h, as flores serão avaliadas por: Espécies são as Laelias e as Catleyas; Híbridos são as plantas obtidas por cruzamento entre as espécies; Exóticas não estão incluídas nas categorias anteriores e não são nativas do Brasil; Botânicas são plantas de interesse botânico e Avançadas são plantas da categoria micro orquídeas.
Perfil do Círculo Orquidófilo Sorocabano
Criado para difundir o cultivo das orquídeas, o Círculo Orquidófilo Sorocabano foi fundado em 1971. Todas as dúvidas e descobertas sobre as espécies são discutidas por especialistas no assunto.
O Círculo, atualmente, conta com mais de 100 associados. Inclusive, tem sócios de várias cidades vizinhas, como Mairinque, Salto de Pirapora, Piedade, Ibiúna, Tapiraí, Itapetininga, São Paulo, entre outras.

Serviço:
Data: 23 a 35 de setembro
Horários:
Na sexta-feira, das 20h às 22h e no sábado, das 9h às 20h e no domingo, das 9h às 18h.
Local:
Ginásio Poli Esportivo do SESI – Sorocaba
Endereço: rua Duque de Caxias, n°494 - Bairro – Mangal
Entrada: Gratuita

Programação:
Sexta-feira. 23/09
20h00 - Abertura solene com a presença das autoridades.
09h00 ás 22h00 - Setor de vendas de plantas aberto ao publico.

Sábado. 24/09
09h00 ás 20h00 - Visitação publica e vendas.
10h00 - Curso (básico) de cultivo de orquídeas.
14h30 - Curso (básico) de cultivo de orquídeas.
16h30 - Curso (básico) de cultivo de orquídeas.

Domingo. 25/09
09h00 ás 17h00 - Visitação publica e vendas.
10h00 - Curso (básico) de cultivo de orquídeas.
16h00 - Premiação das entidades participantes.
18h00 – Encerramento e Desmontagem da Exposição

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Salomé Bar de Sorocaba realizará evento inédito na próxima semana



Salomé Bar terá embaixadores da cerveja

Evento da Sociedade da Cerveja irá prestigiar seus melhores clientes


No próximo dia 22(quinta-feira), clientes fiéis poderão conhecer melhor a magia das cervejas. Afinal, os rituais da Sociedade da Cerveja da Ambev passarão a fazer parte do Salomé Bar de Sorocaba.

Esta é a primeira vez que a matriz de uma franquia de Sorocaba recebe esse evento exclusivo. No evento, um Beer Connoisseur(especialista em cervejas) irá apresentar e detalhar cada tipo de produto que será degustado por pessoas interessadas nesse universo.

De acordo com a Sociedade da Cerveja, para se tornar um membro, o bar selecionado deverá escolher de forma criteriosa seus principais clientes e, a partir do lançamento, poderão conhecer e aprofundar seus conhecimentos nas cervejas conhecidas como Premium. A Ambev, neste primeiro momento, sede um enxoval para a degustação de três exemplares.

Os funcionários responsáveis por esse seleto grupo passarão por treinamento e ficarão responsáveis por atender esse público fiel. Para o proprietário da matriz do Salomé Bar em Sorocaba e Presidente da Rede de Franquias, José Marcos Braguin, os consumidores estão cada vez mais exigentes e a novidade também reforçará algo já praticado pela unidade. “Temos que conquistar nossos clientes no dia a dia e isso implica em inovar com produtos e eventos diferenciados”, salienta.

O Salomé Bar receberá uma adega exclusiva para venda de produtos, além de possibilitar o estreitamento do relacionamento com seu público de interesse, por meio das experiências vivenciadas pela Sociedade da Cerveja.

Perfil do Salomé Bar

Desde 2005, o boteco é referência para Sorocaba e região. Para possibilitar o processo de franqueamento, o empresário José Marcos Braguin, colocou em prática uma série de ações que, ao longo do tempo, deram ao local as características que hoje fazem parte da identidade visual e representam a alta qualidade dos serviços prestados e dos produtos oferecidos aos clientes que compõem a atmosfera única do Salomé Bar. Com isso, tornou-se um novo formato de franquias no Brasil.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Novidades na CEAGESP em Flor deste ano! Pierogi sai da Polônia direto para o prato do sorocabano

Pierogi sai da Polônia e chega a Sorocaba

A iguaria poderá ser experimentada na 10ª CEAGESP em Flor



A família Jozefczyk se reúne sempre para saborear uma comida tipicamente polonesa: o Pierogi. Andrea Cristina C. Marins nos conta que a receita vem de diversas gerações de sua sogra Elzbieta Jozefczyk. “Foi desta forma que  conheci e aprendi a fazer o Pierogi. Afinal, é o prato principal em ocasiões especiais, festas, aniversários e fim de ano”, comenta.

O Pierogi é um prato saboroso, totalmente artesanal. Andrea conta que o ideal é que ele seja feito manualmente e com carinho. Para melhorar ainda mais o convívio, o ideal é reunir a família toda em reuniões, onde juntos fazem o prato principal e passam um tempo agradável para que possam conversar, esquecendo a correria do dia a dia. “A receita não é difícil, mas sempre tem aquele toque que passa de geração para geração”, completa.

Pierogi é um tipo de pastel cozido feito na Polônia e países da região. Ele tem a forma de um ravioli, mas bem maior, e é feito com farinha, ovos, recheado com ricota, batatas, ou repolho, em natura ou azedo (chucrute) e carne. O pierogi pode ser servido com molhos e com nata. Na Rússia e na maior parte da Ucrânia, sobretudo a leste, é conhecido como varênike. No oeste da Ucrânia, no entanto, chamam-no perohê - que é um termo cognato de Pierogi.

O Pierogi é bastante conhecido em regiões do Sul do Brasil que foram colonizadas por imigrantes poloneses e ucranianos do oeste (rutenos), sobretudo o interior do Paraná, onde pode ser encontrado na mesa dos milhares de descendentes de eslavos, em restaurantes típicos, e mesmo em barracas nas feiras de rua de Curitiba.


Receita: Pierogi

Massa:

1 Kg. de farinha
1 ovo inteiro ( caipira )
2 colheres de gordura hidrogenada (óleo )
1/2 colher (chá) de sal
agua até dar o ponto.

Modo de preparar:
Coloque a farinha numa bacia, abra um buraco no meio e acrescente os
outros ingredientes, faça a liga com água até dar mais ou menos o
ponto. a massa deve ficar macia e lisinha no ponto de pão sovado por
isso deve-se sovar bem a massa. Deixe descansar por mais ou menos 2 horas.
Abra a massa com rolo, corte círculos com pires ou canecas, recheie
feche o circulo e dobre as beiradas formando um babadinho.

Cozimento:
Em panela funda e larga coloque água para ferver, com um fio de azeite
e uma pitada de sal.
O ponto de cozido do pierogi, será quando estiver boiando na água, mais
ou menos 2 minutos, retire da agua e coloque em seguida o molho de sua
preferencia.
O molho tradicional de familia é cebola frita com manteiga.
O acompanhamento é de preferencia de cada um.

* O recheio pode ser feito tradicionalmente com batata e ricota ou com
mais queijos diferentes, com batata e carne, batata e calabresa, repolho e calabresa, como gostar.

Rendimento : 70 pierogis

Serviço:

Para experimentar e trocar “receitas” basta ir até a 10ª CEAGESP em Flor, nos dias 9, 10 e 11 de setembro - das 9h às 18h. No local, haverá um stand em que a própria Andrea estará fazendo os Pierogis para serem consumidos.