sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Especialista brasileira em identificação por radiofrequência (RFID) será homenageada pela Associação Brasileira de Automação



Engenheira Renata Rampim receberá o reconhecimento pela divulgação da tecnologia

No próximo dia 7 de novembro, a especialista brasileira em RFID, Renata Rampim, estará entre os homenageados pela GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação. No ano em que a entidade completa 30 anos, o XVI Prêmio Automação irá contemplar empresas e organizações que realizam transformações, promovem a inovação e estão à frente do seu tempo. Porém, em 2013, há um fato inédito. Pela primeira vez, uma consultora em identificação por radiofrequência (RFID) será uma das escolhidas.

“Por ser uma profissional muito qualificada em RFID, a GS1 Brasil não poderia deixar de homenagear Renata Rampim com o XVI Prêmio Automação, por sua contribuição na pesquisa, no desenvolvimento e nos negócios no país”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação. O executivo complementa que a natureza do prêmio é reconhecer aqueles que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil. “Renata teve grande influência no sucesso da parceria entre o Centro de Excelência em RFID e a GS1 Brasil no lançamento da Certificação Profissional RFID".

Renata Rampim é aficionada pelo tema há muitos anos, mas foi em 2008 que passou a ministrar e organizar treinamentos no RFID CoE – Center of Excellence (laboratório especializado em RFID da HP com parceira com a Flextronics Instituto Tecnológico – FIT). Como professora associada, é responsável pelo curso de RFID Implementation, Case Studies and ROI for RFID, Middleware e Preparatório para a Certificação Profissional RFID.

Todos esses anos de dedicação também resultaram em um importante cargo. No início de 2011, tornou-se a única brasileira com o certificado em RFID Supply Chain Manager, ISCEA RFIDSCM, realizado em Orlando-Flórida.

Para a especialista, é importante incentivar o uso da tecnologia RFID de maneira correta. Essa ação de padronizar é boa para toda cadeia de abastecimento, principalmente, porque com a mesma etiqueta codificada é possível ser ‘lida’ por todos os parceiros comerciais. “Fiquei muito feliz ao ser uma das homenageadas pela GS1. E acredito que esse prêmio vem coroar um trabalho feito há tantos anos”, comemora.

Sobre Renata Rampim

Renata Rampim de Freitas Dias obteve sua graduação em Engenharia Elétrica, em 1993, pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Posteriormente, em 1996, adquiriu o título de Especialista em Administração Industrial pela Escola Politécnica – USP. Em 1997, terminou o curso de Pós-Graduação “Lato-Sensu” em Métodos Computacionais em Engenharia, na Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Concluiu o mestrado em 2007, sob o tema Avaliação de desempenho em redes sem fio ad hoc, na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação – UNICAMP, onde fez parte do laboratório WissTek, coordenado pelos Profs. Dr. Michel Dauod Yacoub e Dr. Paulo Cardieri. De 2001 até 2010 ministrou as disciplinas de Telefonia, Princípios de Comunicações e Cálculo III na Faculdade de Engenharia de Sorocaba.

Iniciou seu doutorado na UNICAMP no departamento de micro-ondas focando sua tese em RFID – Identificação por radiofrequência, 2009. Em 2010, fez o estágio na França no Institut Polytechnique de Grenoble, LCIS - Laboritoire de Conception et d’Intégration des Systèmes, com a orientação do Prof. Smail Tedjini, pelo programa Euro-Brasilian Windows - Erasmus Mundus, trabalhando no sistema RFID em ambientes hostis.

Obteve o certificado RFID+ Certified Professional – CompTIA em 2009 e, no início de 2011, tornou-se o único brasileiro com o certificado em RFID Supply Chain Manager, ISCEA RFIDSCM, realizado em Orlando-Flórida. No ano de 2012, tornou-se Vice chairman do IEEE Education Society Chapter South Brazil Section.

Atualmente, é proprietária e consultora da RF Consulting, empresa especializada em RFP (Request for Proposed) para aplicações do sistema RFID nas etapas de pesquisa, análise de viabilidade e desenvolvimento dos projetos.

Sobre a GS1
A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação teve sua origem na Associação Brasileira de Automação Comercial (ABAC), fundada oficialmente em 8 de novembro de 1983. Na década de 1990, a ABAC mudou sua sigla para EAN BRASIL. E em 2004 mudou para UCC, tornando a associação totalmente global e, consequentemente, alterando seu nome para GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação.

A GS1 Brasil faz parte de uma organização global, com atuação em mais de 150 países e escritórios em 111 deles. Em 2013, a GS1 conta com cerca de 1 milhão de membros. No Brasil, são mais de 57 mil associados.

Sobre o Prêmio
Criado em 1998 para recompensar os esforços de empresas e organizações na difusão do Sistema GS1, o Prêmio Automação se tornou referência nacional quando o tema é inovação, gestão e empreendedorismo. “Próxima de completar 30 anos de atividade no país, a GS1 Brasil tem muito orgulho em promover essa festa para celebrar o sucesso do empresariado”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil.

Para mais informações à imprensa

Adriana Pellegrino
A7 Comunicação
(15)99742.6386