segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Artigo Automatic House: LEDs ou lâmpadas fluorescentes. Qual utilizar?




O meio ambiente clama por cuidados na economia. Por menor que ela pareça, ela faz diferença e pode começar na hora de comprar as lâmpadas.

Quando se trata de lâmpadas, às vezes é difícil saber qual delas escolher. Temos infinitas opções e, em alguns casos, o preço acaba falando mais alto. Porém, iremos falar detalhadamente sobre duas delas. As LED e as fluorescentes. Qual delas escolher?

As lâmpadas fluorescentes compactas são cinco vezes mais baratas que as incandescentes. Com isso, elas pagam o investimento em menos de três meses na conta de luz. Pois economizam 70% em energia.

Já as LEDs, bem mais caras, compensam em longo prazo - a partir de cinco anos -, em função do tempo de vida útil e maior economia (até 85%). No mercado já existem modelos em formato mais específicos e com o mesmo soquete de uma incandescente.

Toda essa discussão começou após a seguinte notícia: o governo pretende eliminar as lâmpadas incandescentes do mercado até 2016 e substituí-las
por outras mais eficientes, como as fluorescentes compactas e as LEDs. A estimativa é que a economia de energia em iluminação chegue a 80%, não só no
País. Mas, o mais importante, também na sua casa.

Para garantir uma boa iluminação é preciso seguir algumas dicas. Sendo que, algumas delas podem utilizar a automação de maneira favorável. Com isso, é possível ter uma boa iluminação na casa – com beleza e economia.

A primeira dica, que conta com a participação efetiva da automação, é um bom projeto de iluminação ajuda a economizar energia, com o uso de controles como dimmer (controle da intensidade da luz), timer, sensor de presença, ou simplesmente com a luz natural.

- Na hora de construir, pense na economia de energia: painéis duplos
nas esquadrias estabilizam a temperatura, e a ventilação natural reduz o
uso de ar-condicionado.

- Ao comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes. O selo Procel
ajuda nessa hora.

- O telhado das casas pode ser aproveitado tanto para gerar energia,
colocando placas solares, como para economizá-la: instalar um jardim
na cobertura ameniza o calor e a conta do ar-condicionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário