terça-feira, 8 de maio de 2012


Dia do Profissional de Marketing é comemorado hoje


 
Especialistas comentam a data (8/05) e dão dicas de como ser um profissional de destaque


Dia 8 de maio é marcante para os profissionais de marketing já que a data é voltada para eles. A profissão é ideal para aqueles que não gostam de rotina. Além disso, existe uma mistura interessante de ciências humanas com exatas, pois muitas vezes, as decisões estratégicas são baseadas em números. Já a criação e o acompanhamento das ações envolve um conhecimento em humanas.



Antes de se aprofundar no tema, é preciso esclarecer que a propaganda é uma das ferramentas de marketing. Já o Marketing é uma disciplina mais ampla, que envolve formação de preço, estratégias de distribuição, definição de público-alvo e hoje em dia, até formatação de produto. A propaganda é geralmente confundida com marketing, por que é a mais "famosa" das ferramentas de marketing.


De acordo com Rodrigo Figueiredo, diretor de Atendimento da Verbo Comunicação, com os produtos e preços cada vez mais parecidos, a gestão das marcas é extremamente valorizada no mercado de hoje, afinal, são elas hoje que determinam as diferenças entre um produto e outro. “O profissional que tem a habilidade de fazer isso tem que ser reconhecido pelo mercado”, complementa.


Para se sobressair nessa área, Rodrigo dá algumas dicas como ter muita versatilidade e disposição em aprender. Além disso, o profissional de marketing tem que ficar ligado 24 horas por dia. Não são raras as situações onde as soluções estratégicas são encontradas nos lugares mais inesperados.


Com tanta versatilidade envolvida na profissão, Adriana Justi Antonelli, Coordenadora de Marketing e Novos Negócios, ainda acrescenta uma outra situação. “Minha experiência profissional e formação acadêmica foi em Marketing e não me imaginava em uma agência. No entanto, quando foi implementado um departamento de Marketing e Planejamento na agência há três anos, resolvi aceitar o desafio”, relembra.


Adriana acredita que existe certo ‘preconceito’ do profissional de marketing que decide migrar para uma agência em razão da relação contratada (agência) contratante (profissional de marketing). Porém, ela conta que o que aprendeu na prática é que, quando a contratada e contratante interagem de maneira produtiva, é possível ter uma relação ideal e uma sinergia eficiente.


Para isso, ela cita duas características: “Tendo profissionais com conhecimento anterior e vivência em marketing, a agência compreende melhor a dinâmica mais complexa e, muitas vezes, mais burocrática dos departamentos de marketing das empresas. Outra vantagem é que a agência consegue ser muito mais pró-ativa e assertiva na sugestão de estratégias, pois, conhece o universo empresarial do cliente (política comercial, canais de vendas, relação com público interno (RH), estratégia de lançamento de produtos, entre outros) e, desta forma, consegue compreender toda a etapa da geração da demanda através da comunicação e antecipar possíveis entraves nesse processo”, enumera.



Por todas essas razões e pela versatilidade que é peculiar ao profissional, é possível comemorar os êxitos e constante evolução dos envolvidos nessa área.


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