terça-feira, 22 de novembro de 2011

Artigo: Projetos de automação: ideais para não perder tempo e dinheiro

A instalação de sistemas eletrônicos numa casa nova não é uma tarefa simples. As funções e as características de um sistema variam de acordo com o tipo de construção da residência e, principalmente, com a dinâmica própria da família que vai habitá-la.
No mercado existem profissionais que são experientes em projetar robustos sistemas de segurança, enquanto outros superam as expectativas ao criar um sistema de entretenimento doméstico.
Normalmente, quando temos dois sistemas complementares (por exemplo, controle de iluminação e sonorização de ambientes) a instalação será mais bem sucedida se for realizada por uma única empresa ao invés de duas diferentes; cada uma com sua metodologia própria.
Agora pense. Se você está construindo ou reformando e quer integrar, por exemplo, mais de sete soluções diferentes, o que fazer? Basta ter um projeto que integre as funcionalidades. Isso já é possível graças a automação residencial.
Devido às muitas vantagens da ‘integração de sistemas’, os especialistas ampliaram seu repertório para incluir o projeto e instalação de duas ou mais categorias de sistemas eletrônicos. Um número crescente de empresas de instalação está dando um importante passo para projetar e instalar praticamente qualquer sistema eletrônico disponível para uma residência, ou seja, capaz de transformá-lo em um verdadeiro integrador de sistemas.
O dilema: você deve contratar diferentes empresas de instalação, cada uma com seus especialistas ou optar por uma compra centralizada e única, numa empresa que pode lhe atender em praticamente tudo que precisa para a nova casa?
a maioria dos casos, contratar uma única empresa para fazer tudo acaba sendo a melhor escolha. Por quê? Talvez as maiores razões sejam a conveniência e a economia de tempo e dinheiro.
Dado o grande numero de sub-contratados trabalhando numa obra hoje em dia, provavelmente o construtor vai preferir trabalhar com uma única empresa de instalação de sistemas do que com diversas.
Finalmente, uma empresa generalista está apta a fazer operar os diversos sistemas como se fosse um único. Por exemplo, um controle remoto que normalmente só operaria os equipamentos do home theater, se corretamente programado, pode operar muitos outros equipamentos espalhados pela casa.
Mas, para aqueles que desejam apenas um bom home theater ou um sistema de controle de iluminação, podemos sugerir que procurem um bom especialista.

Rubens Augusto Romano
Engenheiro formado em engenharia elétrica desde 1987, especializado pela USP em tecnologia de materiais, diretor da Automatic House e especializado em automação residencial pela Aureside - Associação Brasileira de Automação Residencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário