terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Artigo sobre automação residencial ensina como utilizar essa tecnologia em conjunto com a segurança

Automação residencial tornou-se um importante aliado da segurança

Ao apertar a campainha, ouve-se o latido de um cachorro, uma luz da sala se acende e a irrigação começa a funcionar. Entretanto, essa cena, muito comum em algumas casas foi produzida graças à automação residencial. Por isso, para quem se preocupa em enfatizar a segurança na hora de montar um projeto deve utilizar a tecnologia a  seu favor.
Uma situação semelhante a essa mostraria para qualquer pessoa que a casa estaria com moradores, mesmo que eles estivessem de férias e a quilômetros de distância. Outro detalhe curioso é que se a mesma cena fosse “invadida” por um visitante inoportuno, o morador poderia, estando em qualquer lugar, receber um torpedo de SMS e verificar pela internet o status da sua casa ou descobrir porque o seu cachorro "virtual" parou de latir.
Atualmente, existem vários equipamentos que podem contribuir com esse cenário. Como é caso dos sensores de acionamentos e câmeras “inteligentes” - que comparam imagens e acionam sistemas de apoio com emissão de sinal (sonoro ou SMS). Portanto, ao integrar diversos elementos de uma residência, como iluminação, sonorização e irrigação, é possível criar vários cenários e, de certa forma, interagir com a casa e colaborar com a segurança.
Quando pensamos em equipamento para o ambiente residencial o que está sendo mais solicitado é sistema de monitoramento (status de portas, janelas e presença) e circuitos de CFTV (Circuitos fechados de TV). Nesta mesma linha já estão sendo solicitados equipamentos com melhor definição, tanto na reprodução como no armazenamento de imagem. Afinal, é preciso ter qualidade dos equipamentos adquiridos para que se possa utilizá-la.  Outra importante ferramenta é utilização da internet, tanto para o controle como para o acionamento à distância.
Com a constante evolução dos equipamentos, temos hoje produtos mais baratos e mais confiáveis,  porém de nada adianta se o conjunto não for eficiente. Veja só, você investe nas câmeras  e economiza no equipamento de armazenagem. Ou falha no sistema de comunicação entre os equipamentos. Ou ainda, quando você toma a decisão de contratar uma equipe de especialistas em apenas uma solução de equipamentos com controles paralelos e que não se conversam, você fica com uma solução cara e incompleta.
O mais importante é ter confiança na solução apresentada e que tecnicamente ela atenda a sua necessidade, para isso é preciso estudar caso a caso.
                                                                                                                              
Rubens Augusto Romano é engenheiro eletricista há 23 anos e diretor da Automatic House.

Nenhum comentário:

Postar um comentário